O contexto em que estamos inseridos e as pessoas com quem estabelecemos relações contribuem para o desenvolvimento da personalidade uma vez que conduzem à aquisição de valores, atitudes, normas, comportamentos e construção de padrões de relacionamento com os outros.
Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família assume um papel muito importante, pelas características e qualidades das relações existentes e pelos estilos educativos adoptados.
É através do processo de socialização que o comportamento individual é moldado segundo os padrões de cultura de uma determinada sociedade. Muitas características da nossa personalidade são produto do meio social e cultural em que vivemos, resultando de um dever social, de obediência às normas, à moda, aos estereótipos, preconceitos, valores e hábitos de cada estrato sócio-economico, grupo profissional...
Para além do contexto social (época e cultura com os seus padrões e normas) estamos inseridos em determinados grupos sociais (família, escola, grupo de amigos, trabalho) que, como agentes de socialização exercem uma forte influência na nossa forma de ser e de reagir e veiculam normas e padrões de comportamentos, atitudes, concepções do mundo.
gostei da forma de pensamento de vcs, me ajudaram com um trabalho de filosofia valeu!!
ResponderEliminarmuito bom
ResponderEliminarExcelente texto, bom aprofundamento nas idéias. Gostei!
ResponderEliminarObrigada este texto ajudou-me bastante na elaboração de um trabalho escolar de psicologia.
ResponderEliminarValeu muito, estas informação me ajudou bastante na realização do meu trabalho da fai.
ResponderEliminarObrigado!
ResponderEliminarmuito bom me ajudou muito em um trabalho de psicologia
ResponderEliminarEsta matéria foi muito proveitosa para mim...
ResponderEliminarobrigado.
PASCOAL POMBAL
Muito bom. Este contexto me ajudou no trabalho de FAI.
ResponderEliminarMuito obrigada por tudo
ResponderEliminar