Grupo 3

André Quiaios, Diana Ramos, Filipa Nogueira, Inês Nobre.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Freud e a teoria psicanalítica

    Segundo Freud, as principais características da personalidade estabelecem-se na infância, isto é, as experiências, essencialmente no meio familiar, são decisivas para o desenvolvimento da personalidade. Para compreender melhor esta teoria, convém esclarecer certos conceitos.
     Como já dissemos anteriormente, os primeiros anos da infância determinam aquilo que o indivíduo será. A teoria psico-sexual de Freud, para além de salientar a importância das motivações libidinais, insonscientes, acentua o papel das relações familiares. O passado infantil e as marcas que esse passado deixa no inconsciente de cada indivíduo explicam, em grande parte, os seus comportamentos enquanto adulto e as características que definem a sua personalidade.
     Esta teoria (psico-sexual) acentua que o modo como os pais lidam com os impulsos sexuais e agressivos dos seus filhos nos primeiros anos da infância é crucial para um desenvolvimento saudável ou não da personalidade.
     Psico-sexual porquê?
     Porque em cada estádio do desenvolvimento o prazer deriva de uma determinada zona do corpo, centrando-a na zona erógena. Para Freud, a sexualidade é a componente fundamental da realização do ser humano, mas esta sexualidade não é exclusivamente sinónimo de genitalidade nem de acto sexual, mas sim de toda a actividade corporal que tende para o prazer e auto-satisfação.
     Como conclusão, é importante ter em conta o modo como lidamos com a ansiedade ou resolvemos os conflitos intrapsíquicos, isto é, o conflito entre o super ego e o id, que é resolvido com a força do ego.

     Nota:

-   Id- Fonte de pulsões que visam concretizar-se.

- Super ego- Normas sociais interiorizadas que limitam a satisfação de pulsões consideradas amorais.

-  Ego- Gere o confronto entre as forças do id e do super ego.

-  Freud define cinco estádios do desenvolvimento psicossexual:
             -  Estádio oral (0 - 12/18 meses)
             - Estádio anal (12/18 meses - 2/3 anos)
             - Estádio fálico (2/3 anos - 5/6 anos)
             - Estádio de latência (5/6 anos - puberdade)
             - Estádio genital (depois da puberdade)



4 comentários: