Segundo Freud, as principais características da personalidade estabelecem-se na infância, isto é, as experiências, essencialmente no meio familiar, são decisivas para o desenvolvimento da personalidade. Para compreender melhor esta teoria, convém esclarecer certos conceitos.
Como já dissemos anteriormente, os primeiros anos da infância determinam aquilo que o indivíduo será. A teoria psico-sexual de Freud, para além de salientar a importância das motivações libidinais, insonscientes, acentua o papel das relações familiares. O passado infantil e as marcas que esse passado deixa no inconsciente de cada indivíduo explicam, em grande parte, os seus comportamentos enquanto adulto e as características que definem a sua personalidade.
Esta teoria (psico-sexual) acentua que o modo como os pais lidam com os impulsos sexuais e agressivos dos seus filhos nos primeiros anos da infância é crucial para um desenvolvimento saudável ou não da personalidade.
Psico-sexual porquê?
Porque em cada estádio do desenvolvimento o prazer deriva de uma determinada zona do corpo, centrando-a na zona erógena. Para Freud, a sexualidade é a componente fundamental da realização do ser humano, mas esta sexualidade não é exclusivamente sinónimo de genitalidade nem de acto sexual, mas sim de toda a actividade corporal que tende para o prazer e auto-satisfação.
Como conclusão, é importante ter em conta o modo como lidamos com a ansiedade ou resolvemos os conflitos intrapsíquicos, isto é, o conflito entre o super ego e o id, que é resolvido com a força do ego.
Nota:
- Id- Fonte de pulsões que visam concretizar-se.
- Super ego- Normas sociais interiorizadas que limitam a satisfação de pulsões consideradas amorais.
- Ego- Gere o confronto entre as forças do id e do super ego.
- Id- Fonte de pulsões que visam concretizar-se.
- Super ego- Normas sociais interiorizadas que limitam a satisfação de pulsões consideradas amorais.
- Ego- Gere o confronto entre as forças do id e do super ego.
- Freud define cinco estádios do desenvolvimento psicossexual:
- Estádio oral (0 - 12/18 meses)
- Estádio anal (12/18 meses - 2/3 anos)
- Estádio fálico (2/3 anos - 5/6 anos)
- Estádio de latência (5/6 anos - puberdade)
- Estádio genital (depois da puberdade)
- Estádio oral (0 - 12/18 meses)
- Estádio anal (12/18 meses - 2/3 anos)
- Estádio fálico (2/3 anos - 5/6 anos)
- Estádio de latência (5/6 anos - puberdade)
- Estádio genital (depois da puberdade)
muito bom !!!!
ResponderEliminargostei de mais....
ResponderEliminarEste texto está incompleto.
ResponderEliminarA melhor e mais simples explicação do assunto.
ResponderEliminarTexto excelente e de fácil entendimento.
ResponderEliminar*poderiam revisar alguns erros de português.
Na verdade foram muito especifico na transmissão do conteúdo mas valeu a pena, só precisam citar mais aplicações porque psicologia é uma ciência e uma ciência precisa ser benfeitora para âmbito social mas em torno disto parabéns...
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